Pesquisar este blog

domingo, 28 de agosto de 2011

COR OU RAÇA?

Confiram no site do IPEA - "Instituto de Pesquisa de Economia Aplicada" os links interessantes sobre O Sistema Classificatório de Cor ou Raça do IBGE:


http://ipea.gov.br/igualdaderacial/index.php?option=com_content&view=article&id=654



E leia sobre O SISTEMA CLASSIFICATÓRIO
DE “COR OU RAÇA” DO IBGE*
por Rafael Guerreiro Osorio em:

http://www.ifcs.ufrj.br/~observa/bibliografia/artigos_periodicos/RafaelGuerreiroOsorio.pdf


(recorte e cole os endereços na barra)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Seminário: "La construcción de la ciudadania: dimensiones de clase y género en la Europa contemporánea"

Confiram em breve as fotos e o vídeo do Seminário de 06/08/2011, no Núcleo de Estudos de Gênero, da UFPR, com a profª dra. Montserrat, da Universidade de Tarragona, Espanha.


Postado por Lunamar e Elair.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Renascimento Africano

IV Encontro do Cinema Negro

Dentro das mudanças políticas deste ano, eu pergunto: Cadê a representação da cultura afro brasileira dentro dos programas políticos? Continua sendo desconhecida. Por isso chegar ao IV Encontro com a sensação de que as nossas metas estão sendo concretizadas está me deixando bem contente, bem mais leve. Ufa! Eu e a minha equipe estamos conseguindo chegar até aqui! Este foi um ano de reconhecimento, as pessoas estão se aproximando mais, demos continuidade a antigas parcerias, como a Fundação Cultural Palmares (Minc), o Ministério de Relações Exteriores, a Secretaria de Promoção de Políticas Pela Igualdade Racial (Seppir), o Governo do Estado do Rio de Janeiro, retomamos o apoio do Governo do Estado da Bahia, e conseguimos novos parceiros, como a Oi, a Eletrobras e a Prefeitura do Rio.
Tudo isso me deixou com mais entusiasmo, e me dá uma força muito grande para continuar buscando recursos a fim de trazer novos cineastas para trocar conhecimentos. Vejo que o meu trabalho está sendo mais respeitado dentro do meu país.
O primeiro Encontro de Cinema Negro foi um susto; o segundo foi difícil; e no terceiro Encontro de Cinema o nosso evento começa a se consolidar, e o resultado desse trabalho é o início de um reconhecimento que reflete neste quarto Encontro. Não é que seja nada fácil, mas acho que estão começando a perceber que é um evento importante e internacional.
No ano anterior, os cineastas internacionais que participaram do III Encontro de Cinema Negro, redigiram uma carta onde foi firmado um compromisso em apoiar a difusão do cinema negro pelo mundo, e todos endossaram esse projeto. Isso também contribuiu para a realização do nosso primeiro trabalho internacional, o filme “Renascimento Africano”, que foi rodado no primeiro semestre de 2010 em Dakar/ Senegal.
Sei que essa expansão requer mais trabalho, a tendência é crescer e estamos nos preparando para isso, buscando novas parcerias e colaborações. A responsabilidade aumenta a cada dia, e o meu trabalho é esse, fazer com que a África seja desmistificada através do nosso olhar.

Zózimo Bulbul
(veja quem é Zózimo Bulbul em http://www.afrocariocadecinema.org.br/zozimo.htm)
 

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

VIII Encontro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial

Aconteceu nos dias 27, 28 e 29, em Pinhais o VIII Encontro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Paraná, com o tema: COSMOVISÃO AFRICANA E INDÍGENA: Olhares sobre as Histórias, Religiões e Tecnologias. Além de Gestores e Educadores de diversos municípios paranaenses, estiveram presentes representantes de Vários Movimentos Sociais que integram o Fórum, Lideranças Indígenas e Representantes da População Cigana, o que enriqueceu sobremaneira os debates e as doze oficinas. Estaremos, em breve, disponibilizando textos, apresentações e fotos do Evento, cujo IX Encontro acontecerá em meados de 2012 na cidade de Maringá. Aguardem!


Postado por Elair Grassani