Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

18ª Parada do Orgulho LGBT - Rio 2013

A EMD "Diversidades na Escola" desde sua constituição, em outubro de 2010, vem discutindo com toda a comunidade escolar não só as questões referentes à Educação das Relações Étnico-Raciais, como também as que dizem respeito à Educação das Relações de Gênero e Diversidade Sexual, dada sua pertinência e relevância sobretudo na educação de jovens e adultos.






















Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana na cidade do Rio de Janeiro

Roteiro que destaca os principais marcos históricos da memória da África na cidade do Rio de Janeiro - por compreender um conjunto de locais marcantes para a memória da cultura afro-brasileira, como o Cais do Valongo, o Jardim Suspenso do Valongo, a Pedra do Sal, o Largo do Depósito, e o Instituto Pretos Novos - este importante circuito possibilita o redimensionamento da história da diáspora africana e do processo de escravização no Brasil, pois, segundo a arqueóloga Tânia Andrade de Lima, do Museu Nacional da UFRJ, "remete a um período doloroso na trajetória da humanidade que não pode se repetir nunca mais".

























segunda-feira, 21 de outubro de 2013

7ª Semana Primavera de Museus

Alguns integrantes da EMD do Potty Lazarotto participaram entre os dias 24 a 26 de setembro de 2013 do evento MUSEU, MEMÓRIA E CULTURA AFRO, promovido pelo Museu Paranaense. Além de exposições e um itinerário histórico-cultural, o evento também contou com palestras sobre a História e a Cultura Afro-brasileira presentes em nosso Estado. Destacam-se abaixo as palestras da Mestre pela UTFPR, Yagunã Dalzira Maria Aparecida, sobre "Tecnologia e Ancestralidade" e a da professora doutora Aparecida Jesus Ferreira, sobre a "Lei 10.639/03 e Identidades Sociais de Raça, Etnia e Gênero", com a qual a Semana foi encerrada.

Adicionar legenda

Palestra do professor Denilto - Reunião das Equipes Multidisciplinares em 16 de setembro de 2013, no NRE de Curitiba