Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Participação da EM, no Formação em Ação 2015 – 2º Semestre



Participar desse momento formativo como oficineiras/os de três oficinas que integraram o Formação em Ação do dia 28 de novembro do corrente foi bastante importante para todas/os as/os integrantes da Equipe Multidisciplinar Diversidades na Escola, pois traduziu-se tanto como uma ótima oportunidade  de reflexão sobre as questões da diversidade no currículo, envolvendo todas/os as/os profissionais da educação que atuam na escola (agentes educacionais I e II, docentes, equipes diretiva e pedagógica), como também possibilitou à Equipe avaliar o alcance e resultados do trabalho que vem realizando junto a toda comunidade escolar ao longo dos últimos cinco anos, quanto dimensionar as reais resistências apresentadas por muitas/os colegas e os grandes desafios que ainda tem que vencer, no tocante aos pensamentos preconceituosos e às atitudes discriminatórias relacionadas às questões étnico-raciais, de gênero, orientação sexual e identidade de gênero.
As oficinas realizadas foram as seguintes:
OFICINA 1: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
       Mediação: EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
         Integrantes: Frederico José Venâncio Mangrich; Teresinha Teresinha Lucia Batista da Silva; Vera Lúcia Caron Ceccon; Leandro Renato Santos
OFICINA 2: RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL
        Mediação: EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
        Integrantes: Ana Batista Lopes Machado; Dayana Bruneto Carlin dos Santos; Kati Palmira Ayres Matzemberger; Neide Aparecida da Silva

OFICINA 3: VIOLÊNCIAS CONTRA A MULHER: UMA QUESTÃO DE GÊNERO

        Mediação: EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
        Integrantes: Denilto Laurindo; Elair de Macedo e Silva Grassani; Ozeias Barbosa; Silvana parecida Andreuzo


Campanha #somos tod@s potty



Campanha #somos tod@s potty: uma ação de Reconhecimento, Valorização e Fortalecimento da Identidade do CEAD Polo Potty Lazarotto e
Mês da Consciência Negra, de Gênero e Diversidade Sexual, e de Enfrentamento às Violências
Lançada oficialmente no início de novembro do corrente ano, essa campanha, que elegeu o mês de novembro não como o mês da consciência negra, mas de gênero e diversidade sexual, e de enfrentamento das violências contra a mulher é fruto de estudos de caso envolvendo estudantes negras e negros, sobretudo haitianas/os, que procuram o Potty para escolarizar-se nos níveis fundamental e médio; bem como de estudantes travestis e transexuais, que buscam retomar seu processo de escolarização neste Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos.

Cutucando a Inspiração, sarau lítero-musical



Organizado e conduzido pelo poeta e escritor Geraldo Magela Cardoso estudante do Ensino Médio do Potty e funcionário da Fundação Cultural de Curitiba, esse evento que acontece mensalmente no TUC (Teatro Universitário de Curitiba) visa difundir, valorizar, interagir e evidenciar o verso e a prosa no cenário artístico cultural de Curitiba.
Possibilitou a vivência da poesia em suas diferentes dimensões, uma vez que apresentou a arte poética como motivo de apreciação e lazer num formato múltiplo e de várias linguagens.
E, ao valorizar poetas e escritoras/es da periferia, juntamente com poetas de renome, cuja produção é conhecida do público, possibilitou às/aos estudantes um importante contato com poetas e escritoras/es locais e com textos declamados, cantados e performatizados, o que, segundo depoimento de uma estudante, serviu de incentivo à leitura de textos poéticos e a “arriscar” a escrever seus próprios poemas.

Apresentação do Grupo Caatiguá Trio - Música Instrumental Brasileira



Realizada na noite do dia 20 de agosto (quinta-feira), na Praça de Bolso do Ciclista, essa foi mais uma forma de ocupação positiva daquele local, frequentemente ocupado por usuários e traficantes de drogas.
Caatiguá é conhecida como a segunda planta que atrai pássaros devido ao seu incrível sabor adocicado. Em analogia, o Caatiguá trio pretende atrair pássaros da liberdade através de uma explosão de néctar cultural. A iniciativa parte de um projeto de pesquisa de três músicos com objetivo de estudar um repertório de música popular brasileira instrumental como forma de aperfeçoamento de suas capacidades musicais e ampliação de vocabulário.
O trio formado por Thiago Saraiva, (Flauta Transversal e percuss o Thiago Marques  Percussão e Violão), e Andre Machado  Violão e Guitarra). Seu repertório é composto por músicas autorais e clássicos da música instrumental. Uma grande característica do trio é a fusão de linguagens e estilos musicais, passeando por Choro, Baião, Frevo, Samba, Bossa e Jazz. 
Os músicos, que se inspiram no princípio da música universal, postulado pelo bruxo Hermeto  Pascoal: “Ser músico  Universal é estar  aberto  a  influências sem premeditação", contagiaram com sua arte não só professoras/es e estudantes do Potty, quanto grande parte das pessoas que na praça se encontravam naquela noite. Foi uma deliciosa e produtiva aula ao ar livre, que com toda certeza atingiu os objetivos da Semana.